MT participa de agenda em Londres com programa de recuperação ambiental

Programa será apresentado pela Sema-MT e empresa Future Climate Group S.A a investidores e potenciais compradores de créditos de carbono

A agenda conjunta com a plataforma de soluções climáticas Future Climate Group foi viabilizada após formalização de Memorando de Entendimento em maio deste ano.

“Além de promover o Programa Todos Pelo Araguaia em redes de cooperação climática e fóruns ambientais multilaterais, a Future Climate também deve atuar em conjunto com a Sema no desenvolvimento de estratégias e ações para mobilização de recursos, junto a organismos nacionais e internacionais, instituições financeiras, fundações, empresas e demais potenciais financiadores”, afirmou a secretária.

O Programa odos Pelo Araguaia é voltado à restauração e promoção do desenvolvimento sustentável da bacia do Alto Rio Araguaia. A iniciativa percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, com a restauração de 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil somente em Mato Grosso.

No Estado, o programa abrange 12 municípios e visa a revitalização da Bacia do Alto Araguaia por meio da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), da conservação do solo e da promoção de práticas sustentáveis na agropecuária.

A parceria com a Future Climate focará em modelar, certificar e comercializar o carbono sequestrado por essas atividades, criando um fluxo de receita de longo prazo para garantir a sustentabilidade do programa.

O diretor-presidente da Future Climate, Fabio Galindo, classificou o Todos Pelo Araguaia como uma iniciativa transformadora.

“Este programa representa a nova fronteira dos projetos de carbono: em escala, com forte apoio governamental e com múltiplos cobenefícios socioambientais. A confiança de um parceiro governamental como a Sema é fundamental para garantir a integridade e a segurança que o mercado de carbono exige”, afirmou.

As reuniões em Londres ocorrerão no The Conduit, um ambiente focado em negócios de impacto social, e incluirão apresentações a algumas das principais instituições financeiras e corporações do mercado climático global.

MidiaNews

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *