Sinop fecha primeiro semestre com 1.135 alvarás emitidos e 413 mil m² de construção liberados

O último relatório da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação constata que, no primeiro semestre deste ano,Sinop emitiu 1.135 alvarás de construção.Já a emissão do Habite-se chegou a 724 unidades. Também foram expedidosautorizações de mais de 413 mil metros quadrados de construçãocivil.

Em junho, foram emitidos 166 alvarás de construção. Desses, 91 foram projetos para construções unifamiliares; 27 para edificações multifamiliares;para prédios comerciais, foram 28 emissões; já para mista, 19 alvarás e no segmento institucional, um alvará foi emitido.

O relatório também constatou 104 emissões de Habite-se em junho. Em relação à quantidade de metros quadrados construídos, o município registrou a construção de 42,1 mil m² durante o mês. Neste período 14 alvarás foram renovados, possibilitando a continuidade de obras.

Por meio doDecreto nº 175/2025, a Secretaria implantou na cidade, a Instrução Normativa nº 001/SDS/2025, que trata sobre a destinação dos resíduos sólidos de construção civil e demolição de Sinop.

Com essa normativa estabelecida, os engenheiros e arquitetos deverão informar à pasta, o volume de resíduos que a construção gerará no decorrer da execução do projeto. Essa comunicação deve acontecer por meio do Formulário de Geração de Resíduos Sólidos fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O documento é fundamental para autorização da emissão do alvará de construção.

Fonte:Assessoria de Comunicação

Autor:Mylene Dias

Compartilhe esta postagem:

Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *